Município de Castro Daire


Recursos Humanos

A Presença das Formigas

A Presença das Formigas

A Presença das Formigas reúne músicos de três países diferentes, mas a música que faz é, na sua essência, Portuguesa.
Esta inspira-se na Música Tradicional Portuguesa, nos seus tesouros anónimos, mas também no trabalho daqueles que à sua maneira e como ninguém elevaram essa mesma música a um grau de sofisticação inédito, os da chamada Música Popular Portuguesa (MPP).
A música da Presença das Formigas nasce então da admiração e respeito pelo referido património e da atracção irresistível pela inovação, pela escolha de caminhos meos óbvios, ou carreiros, já que de formigas falamos...

 

 

Jogos Desportivos 2010

Jogos Desportivos 2010

Está de volta a Festa do Desporto e do Associativismo no Município de Castro Daire com a abertura dos VII Jogos Desportivos.

O arranque foi dado no dia 17 de Abril com a realização da Cerimónia de Abertura, que se realizou no Pavilhão da Escola Secundária.

Esta VII Edição dos Jogos Desportivos conta com a maior participação de sempre, quer no número de atletas, quer no número de associações que integram estes Jogos.

Os mais de 1100 atletas inscritos, em representação das 40 colectividades participantes, vão competir em 15 modalidades que fazem parte deste evento desportivo, que se estenderá até o dia 20 de Junho.

A maior manifestação desportiva existente em Castro Daire vai ter lugar nos diversos recintos desportivos do Município, com competições aos fins-de-semana e feriados.

Nesta cerimónia de abertura assistiu-se ainda a uma demonstração de um grupo de praticantes da modalidade de Capoeira, que trouxeram até aos presentes um pouco do que é a prática de uma modalidade em crescimento no nosso país.

Dado o pontapé de saída deste grande evento, espera-se que as competições continuem a decorrer da forma mais correcta e participativa, num clima de festa como aquele que marcou o arranque desta iniciativa.

 

.

Plano Operacional Municipal

Plano Operacional Municipal

Foi apresentado e aprovado no passado dia 12 de Abril, em reunião da Comissão Municipal de Defesa da Floresta, o Plano Operacional Municipal de Castro Daire para o ano de 2010.

A reunião foi presidida pelo Senhor Vereador Eurico Moita e contou com a presença do representante do Centro de Instrução de Operações Especiais, Tenente-Coronel José Carlos Gomes, o representante da Autoridade Florestal Nacional, João Marques, o representante dos Bombeiros Voluntários de Castro Daire, Fernando Albuquerque, o representante dos Bombeiros Voluntários de Farejinhas, Idálio Loureiro, o representante da Guarda Nacional Republicana de Castro Daire, Sargento-ajudante Américo Dias, a representante da Associação de Produtores Florestais Montemuro e Paiva, Marília Almeida, a representante do Gabinete de Ambiente, Ilda Pinto e a representante do Gabinete Técnico Florestal, Florbela Silva.

O Plano Operacional Municipal estabelece a estratégia de prevenção e combate aos incêndios florestais para o corrente ano e define os meios humanos, técnicos e materiais que serão utilizados nas operações de vigilância e detecção, 1ª intervenção, combate, rescaldo, vigilância e pós-rescaldo, bem como a sua coordenação no teatro de operações.

 

Festa do Livro e da Leitura 2010

Festa do Livro e da Leitura 2010

A Festa do Livro e da Leitura, iniciativa do município de Castro Daire, através do Pelouro da Cultura e da Educação, decorrerá entre os dias 19 a 23 de Abril e pretende ser, no seguimento das edições anteriores, um encontro de ilustradores e escritores que envolverá todas as escolas do 1º ciclo do concelho de Castro Daire, na Biblioteca Municipal de Castro Daire, na Biblioteca Escolar da Escola EB 2,3 de Castro Daire e na Biblioteca Escolar de Mões.

Com esta iniciativa, pretende-se promover a escrita, a leitura, missão das Bibliotecas Públicas Municipais e Escolares

A Festa culminará com o evento “Chá com Letras e Saberes” no dia 23 de Abril, Dia Mundial do Livro, encontro com pais e filhos resultante do projecto “Saberes de Pais e Filhos”, que já vai na sua 4ª edição.

 

Vamos comemorar o Livro e a Leitura!

 

Exposição "Chapeus há muitos"

Exposição

Está patente no átrio da Biblioteca Municipal uma exposição de chapéus alusivos à Páscoa resultante de um projecto de parceria entre o Agrupamento de Escolas de Castro daire e os professores das Actividade de Enriquecimento Curricular.

Os chapéus “Easter Bonnet Parade” é uma tradição que remonta a 1870, em Nova York neste ritual os chapéus são enfeitados com flores, ovos, coelhos e até pássaros.

Os chapéus expostos são assim o resultado de um trabalho de criatividade de todos os alunos do 1º e 2º ciclos.

 

 

Pág. 18 de 19