Município de Castro Daire

Noticias

ATLETAS E CAMINHEIROS PERCORRERAM CAMINHO DE SANTIAGO

Teve lugar, no passado sábado, a etapa de Verão do “Troféu Caminho Português Interior de Santiago” e, simultaneamente, 3ª jornada do (PER)CORRER CASTRO DAIRE 2017, numa ligação entre Mões e Fareja, evento que contou com duas centenas e meia de participantes.

Uwe Borsdorf (FC Penafiel) triunfou no sector masculino, seguindo de Manuel Sousa (GDC Castelo de Paiva) e Carlos Tavares (Individual) ao passo que Tila Pina (Seita Fit) triunfou no sector feminino, seguida de Daniela Falcão e Rosa Silva (ambas em representação do lube de Atletismo de Leomil).

Além da caminhada (10,8 km) e prova principal (12,8 km) este evento contou ainda com provas para os escalões de formação (benjamins a juvenis) os quais percorreram, com a habitual alegria da juventude, um circuito traçado na aldeia de Fareja e caminhos rurais envolventes.

A concluir esta actividade teve lugar, no largo da Capela de S. João – Fareja - a cerimónia de entrega de prémios, seguida da habitual merenda para todos os concorrentes, sempre merecida depois da tarde de actividade desportiva.

O (PER)CORRER CASTRO DAIRE 2017 regressa a 23 de Julho com o 11º Cross de S. Brás – Grande Prémio de Atletismo da Granja, evento de igual modo integrado no Circuito Nacional de Montanha 2017.

Classificações, informações e inscrições disponíveis em www.cm-castrodaire.pt e www.terrasdeaventura.net.

Classificações da prova - http://www.terrasdeaventura.net/run/fareja/classificacaofareja.htm.

Classificações do TROFÉU CPIS, atualizadas após a 2ª etapa http://www.terrasdeaventura.net/trofeu_cpis/classificacao.htm.

PROGRAMA DE ATIVIDADES SOCIOEDUCATIVAS – INSCRIÇÕES ABERTAS

PROGRAMA DE ATIVIDADES SOCIOEDUCATIVAS – INSCRIÇÕES ABERTAS

O Município de Castro Daire vai promover, nas férias de verão, o Programa de Atividades Socioeducativas, destinado às crianças que frequentam os vários estabelecimentos de ensino. Este programa funcionará para o 1º CEB, de 26 de junho até 8 de setembro, na EB 1 de Castro Daire e para o pré-escolar, de 3 de julho até 8 de setembro, nas instalações da Santa Casa da Misericórdia. Funcionará ainda, à semelhança do ano anterior, no Jardim de Infância de Mões, para as crianças do pré-escolar e 1º CEB, de 3 de julho até 8 de setembro.

Para tal, devem os interessados dirigir-se ao Balcão de Atendimento da Câmara Municipal, para efetuar a inscrição, entre os dias 13 e 19 de junho.


Sessão de Esclarecimento sobre a Vespa da Galha do Castanheiro

Sessão de Esclarecimento sobre a Vespa da Galha do Castanheiro
Sessão de Esclarecimento da Vespa das Galhas do Castanheiro
dia 26 de junho- 10h00
Auditório Municipal - Palacete das Carrancas
Participe!

A Urtiga e as suas Propriedades Mágicas

A Urtiga e as suas Propriedades Mágicas

 

 

Workshop da URTIGA

O Município de Castro Daire vai realizar o Workshop da Urtiga, no dia 10 de junho no Centro de Interpretação e Informação do Montemuro e Paiva, pelas 9h15. Esta iniciativa tem como tema “A Urtiga e suas Propriedades Mágicas”, ação gratuita destinada ao público em geral sujeita a inscrição.

Estará presente a Confraria da Urtiga, de Fornos de Algodres, que apresentará o seu trabalho nesta área e também alguns produtos que incluem na sua confeção esta planta “mágica”, originária da Europa e da Ásia, sendo as suas fibras utilizadas, desde a idade do bronze (4000 – 3000 a.c.), para fabrico de vestuário e papel, prolongando-se a sua utilização até ao séc. XX.

A urtiga comum, tem como nome científico urtica dioica. É uma planta vivaz e rústica, e o seu cultivo é feito preferencialmente em terrenos húmidos, frescos, não muito expostos ao sol, sobrevivendo a temperaturas de 45º negativos. As suas extremidades novas e tenras devem utilizar-se em abril, a planta inteira de maio a setembro e a raiz de agosto a setembro.

A urtiga é riquíssima em vitaminas, sobretudo as do grupo B, mas também vitaminas C e K, betacaroteno, minerais como o magnésio e o ferro, oligo-elementos, aminoácidos e proteínas, cálcio, sais e fosfatos.

Neste dia haverá oportunidade de se realizar um pequeno percurso pela Serra do Montemuro de forma a conhecermos melhor esta planta “mágica”, que também é utilizada como tinto pelas Capuchinhas para tingir a lã.

Sendo a urtiga também utilizada para chás, realizar-se-á uma visita à ERVITAL – Produção e Comercialização de Plantas Aromáticas e Medicinais em modo de produção biológico, sedeada no Mezio.

Pág. 2 de 98