Município de Castro Daire


Noticias

Dia da Criança com Largada de Balões

Dia da Criança com Largada de Balões

 

 

A ADRIMAG, em parceria com as 7 câmaras municipais suas associadas, vai levar a efeito uma mega largada de balões no dia que é especialmente dedicado aos mais novos – o Dia Mundial da Criança. Esta actividade visa promover o envolvimento de crianças, pais, educadores e população em geral nas comemorações do 20º aniversário da ADRIMAG.

Participe neste alegre e colorido evento que se realizará nos seguintes horários e locais:

Município

Dia/Hora

Local

Arouca

1 Junho

11:00h

Praça Brandão de Vasconcelos

Castelo de Paiva

29 Maio

16:30h

Largo do Conde

Castro Daire

1 Junho

12:00h

Jardim Municipal

Cinfães

1 Junho

11:00h

15:00h

Campo de Futebol de Souselo

S. Pedro do Sul

30 Maio

2 largadas

Lenteiro do Rio

(a meio da manhã

e a meio da tarde)

Sever do Vouga

1 Junho

11:00h

Parque Municipal da Vila

Vale de Cambra

1 Junho

15:00h

Praça Central

Comendador Álvaro Pinho da Costa Leite

A

ETAR da Granja em Fase adiantada de Conclusão

ETAR da Granja em Fase adiantada de Conclusão

As obras de construção da ETAR da granja encontram-se na sua fase final. Esta ETAR que vai servir as Povoações de Cujó, S. Joaninho e Granja é uma importante infra-estrutura que vai permitir a instalação de uma das mais modernas e bem equipadas estações de Tratamentos de Águas Residuais do País.

Recentemente as obras foram visitadas pelo conceituado professor Francisco Taveira Pinto da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto que acompanhado pelo Senhor Presidente da Câmara e pelo Chefe da Divisão de Obras Municipais e Ambiente puderam ver de perto o andamento das Obras e a implementação do Projecto. O Professor Taveira Pinto deu os parabens ao Município pelas características da Obra e pela forma exemplar como o projecto está a ser levado a cabo.

 

 

Dispositivo de Combate a Incêndios apresentado em Castro Daire

Dispositivo de Combate a Incêndios apresentado em Castro Daire

 

Foi apresentado no dia 11 de Maio de 2011 no Auditório do Centro Municipal de Cultura de Castro Daire o Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Florestais (DECIF), que garante em permanência, nos níveis distrital e municipal, a resposta operacional adequada e articulada, em conformidade com os graus de gravidade e probabilidade de incêndios florestais durante os períodos de perigo considerados.

Este Dispositivo apresentado pelo Comandante Operacional Distrital de Viseu é composto por 32 Corpos de Bombeiros Voluntários e um Municipal apoiados de forma integrada pelos GIPS e Serviço de Protecção da Natureza e do Ambiente da Guarda Nacional Republicana, meios humanos e materiais da Autoridade Florestal Nacional, Forças Armadas, Cruz Vermelha Portuguesa, Associação de Produtores Florestais, AFOCELCA, Autarquias e outros Agentes. Releva-se também o envolvimento imprescindível dos Serviços Municipais de Protecção Civil, que promoverão o apoio mais diferenciado às Forças de Socorro.

A apresentação decorreu com a presença da Senhora Governadora Civil, Dr.ª Mónica Costa, do Senhor Presidente da Câmara Municipal de Castro Daire, Fernando Carneiro, de outros autarcas, representante do Regimento de Infantaria de Viseu, representante do CTOE de Lamego, representante do Comando Territorial de Viseu da GNR, representante da PSP, responsáveis da Autoridade Florestal Nacional, representante da Liga dos Bombeiros Portugueses e da Federação de Bombeiros do Distrito de Viseu, Comandantes Operacionais Municipais, representantes dos Gabinetes Técnicos Florestais dos Municípios do Distrito de Viseu, Presidentes das Associações Humanitárias, Comandantes dos Corpos de Bombeiros, representantes das Associações Florestais e demais autoridades Civis e Militares.

II Simpósio - Educar para a Felicidade

II Simpósio - Educar para a Felicidade

O Auditório do Centro Municipal de Cultura recebeu o II Simpósio de Educação Integrado do Concelho de Castro Daire – Educar para a Felicidade.

Neste II Simpósio foram abordados os temas da mediação de conflitos e a gestão de afectos entre colegas e amigos pela Dra. Isabel Ventura e do Problema do Bullying nas Relações pela Mestre Teresa Souto, ficando a moderação a cargo da Doutora Maria do Céu Lopes.

Perante um auditório completamente cheio de alunos do 3º Ciclo do Agrupamento de Escolas de Castro Daire, bem como professores e outros interessados que não quiseram deixar de participar neste simpósio, puderam ser abordadas duas das temáticas mais em voga nos dias de hoje para a comunidade escolar e mais propriamente para os jovens.

A participação e a interacção das prelectoras com o público tornou este evento dinâmico e muito formativo para os jovens que puderam estar presentes, indicando caminho e metas que devem estar sempre presentes na formação de cada um.

Os Organizadores, Câmara Municipal, Agrupamento de Escolas de Castro Daire e Associação Empresarial de Castro Daire e Beiras mostraram-se muito satisfeitos pela adesão a esta iniciativa e pela excelência das intervenções prestadas prometendo mais iniciativas do género que possam contribuir para a educação e formação dos Jovens castrenses.

Chá com Letras e Saberes

Chá com Letras e Saberes

“Chá com Letras e Saberes” foi o culminar da Festa do Livro e da Leitura, integrado no projecto “Saberes de Pais e Filhos” e que no passado dia 29 de Abril, no Auditório do Centro Municipal de Cultura encheu e acolheu todos os participantes, as crianças do 1º ciclo do Concelho de Castro Daire e respectivos pais, que desde o início do projecto participaram na recolha do património local, promovido pelo Município de Castro Daire.

Em tom de festa e animados pelo actor convidado, “TOSTA MISTA – O MALABARISTA” as crianças subiram ao palco para receberem o 3º volume da colecção Património e Saber editado pelo Município.

Desde as Fontes, às Alminhas e Cruzeiros, este novo volume Moinhos e Canastros reflecte a importância dos moinhos e dos canastros constituindo-se, tantas vezes, como modelos típicos de uma arquitectura de produção que marcam profundamente a geografia das aldeias e em particular a de Castro Daire.

Pretendeu-se trazer à memória a representação de um tempo que os ergueu e manteve de pé assim como evocar as gerações, pais e avós sobre os quais, ainda hoje se alicerçam o modus vivendi da aldeia global.

Pág. 96 de 113