Município de Castro Daire


Noticias

Dia Senior do Concelho

Dia Senior do Concelho

No passado dia 2 de Julho, a Câmara Municipal de Castro Daire promoveu o Dia Sénior do Concelho para todos aqueles com idade igual ou superior a 60 anos.

Este ano o convívio aconteceu no Santuário de Nossa Senhora da Penha em Guimarães.

Participaram neste Dia Sénior do Concelho mais de 1500 pessoas, pertencentes  as 22 Freguesias que compõem o Município, que se deslocaram em 31 autocarros.

Num clima de confraternização os participantes puderam assistir à eucaristia na Catedral da Senhora da Penha, que foi pequena para albergar todos os fiéis que quiseram associar-se à missa.

No final da eucaristia o Senhor Presidente da Câmara, Fernando Carneiro, deu as boas vindas a todos desejando um dia bem passado, num ambiente de amizade e convívio, que é um dos objectivos principais desta iniciativa da autarquia castrense.

Na hora de almoço o extenso e bonito parque envolvente ficou “decorado” com as toalhas e merendas que surgiram um pouco por todo o lado. Depois do almoço a Câmara Municipal assegurou a presença do grupo musical “Amigos da Farra”, também eles provindos do Concelho de Castro Daire, que proporcionaram momentos de música e animação aos participantes.

Num arraial improvisado, foram muitos aqueles que aproveitaram a ocasião para demonstrar os seus dotes de dançarinos, despertando alegria em todos.

Para aqueles que preferiram outro tipo de actividade, o parque ofereceu vários percursos pedestres ladeados pelos gigantescos penedos, puderam também conhecer a região através do comboio turístico ou do teleférico existente no Parque.

No final da tarde, depois do lanche, foi a hora do regresso. Mesmo com o cansaço característico de um dia com muitas actividades e de pleno convívio, o ambiente era de muita animação e gratidão pela oportunidade de um dia diferente que, certamente, ficará na lembrança de todos os participantes.

Festa do Corpo de Deus

Festa do Corpo de Deus

A Festa do Corpo de Deus encheu as ruas de Castro Daire de majestosas passadeiras de flores carinhosamente e cuidadosamente preparadas pelas pessoas das aldeias da paróquia de Castro Daire.
Foram muitos os castrenses e visitantes que quiseram participar nesta Festa e ver de perto esta magnifica criação dos tapetes florais que proliferam pelas ruas onde passou a procissão do Corpo de Deus.


Visita às Aldeias da Paróquia

Visita às Aldeias da Paróquia

No dia de S. Pedro, dia 29 de Junho, realizou-se a habitual visita ás aldeias da Paróquia de S. Pedro em Castro Daire, onde participaram as entidades locais.


Esta Visita é sempre uma referência das Festas do Concelho ficando marcada pelo convívio e pela partilha que estes momentos proporcionam, culminando com a Festa religiosa na Igreja Paroquial de Castro Daire.

 

Marchas Populares 2011

Marchas Populares 2011

Na noite do dia 28 de Junho as Marchas Populares de S. Pedro trouxeram festa às ruas da Vila de Castro Daire. Este evento, já com muita tradição no Concelho, é da organização da Câmara Municipal, sendo um dos pontos mais altos das Festas do Concelho em honra de S. Pedro.

Neste ano a festa contou com a actuação de 8 marchas, que desfilaram por algumas das principais artérias da Vila, enchendo de brilho, cor e música os locais de actuação.

Perante o muito público que assistia, as actuações foram decorrendo com grande entusiasmo, arrancando muitos aplausos e manifestações de apreço de todos os que puderam assistir a este espectáculo.

Este ano destacou-se uma maior diversificação na configuração dos grupos com participantes de todas as idades, revelando uma grande comunhão de gerações.

Esta realidade demonstra que a tradição das Marchas Populares esta cada vez mais enraizada na cultura castrense e que este é um dos momentos mais aguardados das Festas do Concelho, trazendo para a rua momentos de grande confraternização e de muita alegria a todos os participantes.

A organização mostrou-se muito agradada pela forma como decorreu o evento e pelo crescente interesse de participação dos grupos, motivos que demonstram que as Marchas Populares são um acontecimento para toda a comunidade, que deve ser apoiado e, cada vez mais, fazer parte da Cultura do Concelho.

Nota Informativa

Nota Informativa

 

 

 

Nestas últimas semanas o Executivo Camarário, nomeadamente o Presidente, tem vindo a ser confrontado com algumas perguntas sobre o aumento das despesas com pessoal, bem como a admissão de mais trabalhadores.

Continuar...
Pág. 94 de 113