Município de Castro Daire


Noticias

Comemoração do Dia Mundial da Criança

Comemoração do Dia Mundial da Criança

A Câmara Municipal de Castro Daire promoveu uma grande festa para comemorar o Dia Mundial da Criança no Município.

Esta iniciativa teve lugar no Jardim Municipal da Vila de Castro Daire, no dia 01 de Junho, e contou com a participação de aproximadamente mil crianças de todas as Escolas do 1º Ciclo e dos Jardins-de-infância do Concelho.

As crianças desfrutaram dos inúmeros insufláveis e parques temáticos montados no Jardim Municipal e na área anexa, dando um colorido muito especial a este dia.

Piscinas Municipais Comemoram Dia da Criança

Piscinas Municipais Comemoram Dia da Criança

Está a chegar um dia especial, onde são lembradas todas as crianças, independentemente da raça, cor ou condição social, DIA MUNDIAL DA CRIANÇA, (1 de junho). As Piscinas Municipais não poderiam ficar indiferentes a tal data, por isso, convidamos todos os jovens e crianças (sendo que as menores de 4 anos deverão ser acompanhadas por um adulto) utentes ou não das mesmas, a participarem no convívio aquático e lúdico, que se realizará, das 18:00 às 20:00, nesta casa que também é a vossa.

Vem participar num momento cheio de diversão e surpresas.

TORNEIO PROF. AFONSO SALDANHA

TORNEIO PROF. AFONSO SALDANHA

No dia 19 de Maio, Castro Daire participou na segunda prova de competição do torneio Prof. Afonso Saldanha, que teve lugar em Vouzela, com 11 atletas sendo dos quais 8 novos atletas. Todos os atletas participaram em duas provas individuais.

De uma maneira geral todos os atletas portaram-se bem.

Com a participação de novos atletas, conseguimos cativar os mesmos para se empenharem e aplicarem mais nas aulas, incentivando e estimulando os colegas da turma também a trabalharem nas aulas.

O ser humano é muito competitivo, ninguém quer ficar em último.

 

 

Apresentação dos Projetos LIFE +

Apresentação dos Projetos LIFE +

A Quercus e o Município de Castro Daire vão realizar uma acção de apresentação dos Projectos Life + - Higro e Ecótono.

A Apresentação destes projectos irá decorrer no próximo dia 26 de Maio, pelas 09 horas, no concelho de Castro Daire.

Fica uma descrição sumária de cada um dos projectos:

Projecto HIGRO

O projecto HIGRO tem como objectivo definir uma metodologia para a recuperação e a conservação activa de dois habitats prioritários da Rede Natura 2000: urzais-tojais [4020 (*Charnecas húmidas atlânticas temperadas de Erica ciliaris e Erica tetralix)] e cervunais higrófilos [6230 (*Formações herbáceas de Nardus, ricas em espécies, em substratos siliciosos das zonas montanas (e das zonas submontanas da Europa continental)]. Para verificar quais os métodos que melhor promovem a diversidade de plantas raras (e.g. Gentiana pneumonanthe) e invertebrados ameaçados (e.g. Phengaris alcon), serão executadas várias acções: controle da vegetação arbustiva e herbácea, restauro da hidrologia natural, instalação de vedações amovíveis e promoção do pastoreio de percurso.

Deste modo, pretende-se alcançar um equilíbrio vantajoso do ponto de vista ecológico entre os dois habitats, de forma a manter ou aumentar a sua área de ocupação total e, por conseguinte, contribuir para a implementação da Rede Natura 2000 que visa a conservação a longo prazo de espécies e habitats ameaçados na União Europeia.

O projecto teve início em Setembro de 2010 e termina em Dezembro de 2013

 

Projecto ECÓTONO

O objectivo central do projecto é conceber, implementar e avaliar metodologias de gestão activa de bosques ribeirinhos de amieiros (habitat prioritário= 91E0 *Florestas aluviais de Alnus glutinosa e Fraxinus excelsior (Alno-Padion, Alnion incanae, Salicion albae) - para incrementar populações de libélulas (espécies Oxygastra curtisii, Gomphus graslinii e Macromia splendens) e melhorar o estado de conservação das populações de náiades ameaçadas [espécies Margaritifera margaritifera e Unio tumidiformis (=Unio crassus)]. Em paralelo, utilizar-se-ão técnicas de reprodução em cativeiro, com vista a incrementar populações de náiades [Margaritifera margaritifera e Unio tumidiformis (=Unio crassus)] e reforçar das populações de peixes hospedeiros das espécies: a truta e o escalo do Mira (Salmo trutta e Squalius torgalensis, respectivamente). Pretende-se igualmente criar parcerias com autarquias e com clubes de caça e pesca locais para criação/gestão responsável de duas zonas de pesca concessionadas, de forma a garantir zonas de protecção para as náiades e o estabelecimento de medidas de longo prazo para a manutenção das populações de peixes hospedeiros das larvas das náiades.

 

O projecto vai desenvolver-se em troços de dois cursos de água com características diferenciadas, localizados nos SIC “Rio Paiva” (PTCON0059) e “Costa Sudoeste” (PTCON0012) e visa contribuir para a implementação da Rede Natura 2000 que visa a conservação a longo prazo de espécies e habitats ameaçados na União Europeia.

 

O projecto teve início em Janeiro de 2012 e termina em Dezembro de 2015.

Encontro com o escritor Pedro Seromenho

Encontro com o escritor Pedro Seromenho

A Biblioteca Municipal vai receber, dia 25 de Maio o Encontro com o Escritor Pedro Seromenho.

Este Encontro será realizado com 3 sessões, onde participarão os alunos das Escolas do Concelho.

Pedro Seromenho, de nacionalidade portuguesa, nasceu sob a constelação de gémeos em 1975 e dedica-se inteiramente a escrever e a ilustrar livros para várias editoras e a colaborar como cronista em revistas e jornais.

O autor obteve o sucesso com as aventuras “A Nascente de Tinta” e o “O Reino do Silêncio” editadas em 2007 e em 2008, respectivamente.

Em 2009, foi publicado o seu primeiro romance juvenil, “900 – História de um Rei” e, em 2010, o primeiro álbum ilustrado infantil “A Estrelinha Pálida”. Em 2011 foi a vez do livro sobre a segurança rodoviária “porque é que os animais não conduzem? e agora o autor lançou uma colecção de 4 livros sobre a reciclagem – Reciclomania.

 

 

Pág. 82 de 113