Município de Castro Daire

Noticias

Vespa Velutina

Vespa Velutina

O Município de Castro Daire necessita da sua colaboração para a identificação dos ninhos de Vespa Velutina.

No caso de identificar ninhos de vespa velutina agradecemos que contacte o Município, para que deste modo possam ser destruídos.

Alertamos que no caso das vespas sentirem os ninhos ameaçados esta espécie reage de modo bastante agressivo, incluindo perseguições até algumas centenas de metros, pelo que não coloque a sua vida em perigo.

A destruição dos ninhos deve ser feita com equipamento de proteção e seguindo as orientações constantes no Plano de Ação.

Nunca se deve usar armas de fogo (e.g. armas de caça), não se deve queimar com fogo, mesmo no caso de difícil acesso aos ninhos, pois este método só provoca a destruição parcial do ninho e contribui

para a dispersão e disseminação da vespa asiática com formação de novos ninhos.

Contactos : 232 382 214 ; vespavelutina@cm-castrodaire.pt



Seminário “Floresta Sem Fronteiras no Montemuro e Paiva”

Seminário “Floresta Sem Fronteiras no Montemuro e Paiva”

No encerramento do mês da Floresta, promovido pelo Município de Castro Daire, vai realizar-se mais uma edição do Seminário “Floresta Sem Fronteiras no Montemuro e Paiva” no dia 31 de março 2017.

Com uma temática atual e dirigida aos produtores da região este Seminário pretende trazer á discussão vários assuntos de valorização e preservação da nossa floresta, num fórum aberto a toda a comunidade local interessada.

Consulte o Programa e Participe!

Municipio na BTL 2017

Municipio na BTL 2017

De 15 a 19 Março decorre a edição 2017 BTL Bolsa de Turismo de Lisboa, o Município de Castro Daire convida-o(a) a visitar o seu espaço próprio de promoção do Turismo do nosso concelho "Um Município, Mil & Uma Experiências!" no Pavilhão 2 da FIL - Feira Internacional de Lisboa.

Publicitação de inicio do procedimento e participação procedimental

José Fernando Carneiro Pereira, Presidente da Câmara Municipal de Castro Daire, torna público que a Câmara Municipal de Castro Daire, na sua reunião realizada a 23 de fevereiro de 2017, deliberou:

1) dar início ao procedimento de "Revisão das Normas Reguladoras de atribuição de Incentivos à Criação de Gado Tradicional – Raça Arouquesa", nos termos e para os efeitos previstos no artigo 98º do Código do Procedimento Administrativo;

2) designar como Gestor de Procedimento o Veterinário Municipal, Dr. Gustavo Santos.

Mais torna público que se podem constituir como interessados e apresentar os seus contributos para o presente procedimento "Revisão das Normas Reguladoras de atribuição de Incentivos à Criação de Gado Tradicional – Raça Arouquesa", no prazo de 10 dias (úteis), contados a partir do dia seguinte ao da publicitação do presente aviso, através de proposta contendo nome completo, morada ou sede, profissão e número de identificação fiscal, bem como o eventual correio eletrónico, dando consentimento para este seja utilizado para os efeitos previstos na alínea c) n.º 1 do artigo 112.º do Código do Procedimento Administrativo.

A constituição dos interessados e os contributos, devem ser dirigidos ao Veterinário Municipal Dr. Gustavo Santos, a quem cabe a direção do procedimento, através do correio eletrónico geral@cm-castrodaire.pt ou entregues pessoalmente no Balcão Único Municipal, Rua Dr. Pio de Figueiredo, 42 3600-214 Castro Daire.

 

 

 

Paços do Concelho de Castro Daire, 03 de março de 2017

 

 

 

 

 

O Presidente da Câmara Municipal

 

 

 

 

 

José Fernando Carneiro Pereira

 

oficio »

“(PER)CORRER CASTRO DAIRE” - Circuito Municipal de Atletismo

“(PER)CORRER CASTRO DAIRE” - Circuito Municipal de Atletismo

 

 

2ª EDIÇÃO DO (PER)CORRER CASTRO DAIRE COM MUITAS NOVIDADES

Falta um mês para o arranque do “(PER)CORRER CASTRO DAIRE 2017” – Circuito Municipal de Atletismo e Caminhadas em Natureza.

 

Numa organização do Município de Castro Daire o referido Circuito cresceu no número de jornadas, 9 no total, e meses de realização, de Março a Dezembro do presente ano, para mostrar alguns dos mais belos percursos pedestres de pequena rota do concelho de Castro Daire.

 

Para lá do aumento das jornadas o “(PER)CORRER CASTRO DAIRE 2017” conta ainda com a novidade de integrar o TROFÉU CAMINHO PORTUGUÊS INTERIOR DE SANTIAGO o qual, em 3 etapas correspondentes a outras tantas estações do ano – Primavera, Verão e Outono - irá percorrer este milenar caminho de peregrinação na sua passagem por Castro Daire.

A primeira jornada do “(PER)CORRER CASTRO DAIRE 2017” e, simultaneamente, etapa do TROFÉU CAMINHO PORTUGUÊS INTERIOR DE SANTIAGO, terá lugar na tarde de 25 de Março, propondo a ligação entre Aguadalte (atletas) ou Vila Meã (caminheiros) até Mões, vila onde terão lugar as provas para os mais novos (Benjamins a Juvenis).

 

 

Como habitualmente, aos percursos competitivos para adultos (juniores, seniores e veteranos) e caminhadas, o “(PER)CORRER CASTRO DAIRE 2017” conta ainda com provas para os escalões de formação, em percursos traçados na área urbana das localidades que recebem cada uma das 9 jornadas deste Circuito.

 

(PER)CORRER CASTRO DAIRE 2017 - CALENDÁRIO

DATA

LOCAL

PROVA

OBSERVAÇÕES

25 de Março

Aguadalte - Mões

Caminho Português Interior de Santiago (etapa de Primavera)

Entrega de Prémios 2016

Caminho Português Interior de Santiago (troço de Castro Daire)

22 de Abril

Almofala

Trilho do Varosa – PR 6

 

17 de Junho

Mões – Fareja

Caminho Português Interior de Santiago (etapa de Verão)

Caminho Português Interior de Santiago (troço de Castro Daire)

23 de Julho

Granja

11º Cross de São Brás

Trilho das Levadas – PR 7

Circuito Nacional de Montanha 2017 - FPME

3 de Setembro

Reriz

Trilho do Paiva – PR 5

 

7 de Outubro

Fareja – Mezio

Caminho Português Interior de Santiago (etapa de Outono)

Caminho Português Interior de Santiago (troço de Castro Daire)

11 de Novembro

Moledo

Trilho da Azenha – PR 9

 

26 de Novembro

Termas do Carvalhal

Trilhos Termais

 

16 de Dezembro

Castro Daire

Castro Daire Christmas Run

 

 

As inscrições deverão ser efectuadas, até às 12 horas de 4ª feira anterior a cada jornada, através do programa de gestão de inscrições disponível em www.terrasdeaventura.net ou, em alternativa, presencialmente, no Centro de Interpretação Montemuro e Paiva (Rua Dr. Pio Figueiredo - Castro Daire).

Pág. 5 de 99