Município de Castro Daire

Noticias

Período Crítico de Incêndios Florestais – 2017

Período Crítico de Incêndios Florestais – 2017

A Câmara de Castro Daire, através do Serviço Municipal de Protecção Civil, alerta os munícipes para a fixação, no âmbito do Sistema de Defesa da Floresta contra Incêndios, do Período Crítico, que este ano está em vigor de 22 junho a 30 de setembro.

Durante este período, vigoram medidas especiais de prevenção contra incêndios florestais.

Assim, nos espaços rurais e florestais é proibido:

- Fumar ou fazer lume de qualquer tipo no interior das áreas florestais ou nas vias que as delimitam ou atravessem;

- Realizar fogueiras para recreio ou lazer e para confecção de alimentos, excepto quando realizadas em locais expressamente previstos para o efeito e identificados como tal;

- Lançar foguetes ou balões de mecha acesa (extensível a todo o território nacional), sendo que a utilização de fogo-de-artifício ou outros artefactos pirotécnicos está sujeita a autorização prévia da Câmara Municipal;

- Queimar matos cortados e amontoados e qualquer tipo de sobrantes de exploração agrícola/florestal (queimas);

- Fazer queimadas para renovação de pastagens e eliminação de restolho e ainda, para eliminar sobrantes de exploração cortados, mas não amontoados;

- Utilizar máquinas de combustão interna e externa, onde se incluem todo o tipo de tractores, máquinas e veículos de transporte pesados, quando não estejam equipados de dispositivos de retenção de faíscas ou faúlhas e de dispositivos tapa-chamas nos tubos de escape ou chaminés.

Para se proteger as pessoas deverão, de entre outros aspectos, limpar o mato num raio mínimo de 50 metros à volta de habitações, estaleiros, armazéns, oficinas ou outras edificações.

A câmara municipal recomenda a todos os munícipes que tenham especial cuidado na utilização do fogo, de forma a diminuir o número de incêndios rurais/florestais e área ardida no concelho.

ATLETAS E CAMINHEIROS PERCORRERAM CAMINHO DE SANTIAGO

Teve lugar, no passado sábado, a etapa de Verão do “Troféu Caminho Português Interior de Santiago” e, simultaneamente, 3ª jornada do (PER)CORRER CASTRO DAIRE 2017, numa ligação entre Mões e Fareja, evento que contou com duas centenas e meia de participantes.

Uwe Borsdorf (FC Penafiel) triunfou no sector masculino, seguindo de Manuel Sousa (GDC Castelo de Paiva) e Carlos Tavares (Individual) ao passo que Tila Pina (Seita Fit) triunfou no sector feminino, seguida de Daniela Falcão e Rosa Silva (ambas em representação do lube de Atletismo de Leomil).

Além da caminhada (10,8 km) e prova principal (12,8 km) este evento contou ainda com provas para os escalões de formação (benjamins a juvenis) os quais percorreram, com a habitual alegria da juventude, um circuito traçado na aldeia de Fareja e caminhos rurais envolventes.

A concluir esta actividade teve lugar, no largo da Capela de S. João – Fareja - a cerimónia de entrega de prémios, seguida da habitual merenda para todos os concorrentes, sempre merecida depois da tarde de actividade desportiva.

O (PER)CORRER CASTRO DAIRE 2017 regressa a 23 de Julho com o 11º Cross de S. Brás – Grande Prémio de Atletismo da Granja, evento de igual modo integrado no Circuito Nacional de Montanha 2017.

Classificações, informações e inscrições disponíveis em www.cm-castrodaire.pt e www.terrasdeaventura.net.

Classificações da prova - http://www.terrasdeaventura.net/run/fareja/classificacaofareja.htm.

Classificações do TROFÉU CPIS, atualizadas após a 2ª etapa http://www.terrasdeaventura.net/trofeu_cpis/classificacao.htm.

PROGRAMA DE ATIVIDADES SOCIOEDUCATIVAS – INSCRIÇÕES ABERTAS

PROGRAMA DE ATIVIDADES SOCIOEDUCATIVAS – INSCRIÇÕES ABERTAS

O Município de Castro Daire vai promover, nas férias de verão, o Programa de Atividades Socioeducativas, destinado às crianças que frequentam os vários estabelecimentos de ensino. Este programa funcionará para o 1º CEB, de 26 de junho até 8 de setembro, na EB 1 de Castro Daire e para o pré-escolar, de 3 de julho até 8 de setembro, nas instalações da Santa Casa da Misericórdia. Funcionará ainda, à semelhança do ano anterior, no Jardim de Infância de Mões, para as crianças do pré-escolar e 1º CEB, de 3 de julho até 8 de setembro.

Para tal, devem os interessados dirigir-se ao Balcão de Atendimento da Câmara Municipal, para efetuar a inscrição, entre os dias 13 e 19 de junho.


Pág. 1 de 98