Município de Castro Daire


Recursos Humanos

VII Semana Florestal de Castro Daire

VII Semana Florestal de Castro Daire

 

A Câmara Municipal de Castro Daire vai promover de 19 a 23 de março de 2012 a VII Semana Florestal de Castro Daire, onde se vão realizar varias ações, com o objetivo de sensibilizar a comunidade escolar e a população em geral para a defesa da floresta e destacar o seu interesse económico para a região.

No dia 19 de março terá lugar a abertura da Semana Florestal no auditório do centro municipal de cultura com a inauguração da exposição “A Floresta em Cartaz” com trabalhos realizados pelos alunos do pré escolar do agrupamento de escolas de Castro Daire e com uma reunião da Comissão Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios com visita a trabalhos realizados no âmbito do Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios.

No dia 20 de março realizar-se-á o espetáculo músico-teatral “O Tobias e a Proteção Civil”, dirigido aos alunos das Escolas Primárias, onde se vai realizar uma sensibilização das crianças para a forma de agir corretamente perante uma situação de emergência provocada por riscos naturais, tendo em conta três linhas de orientação: Prevenir, Planear e Socorrer.

No dia 21 de março realizar-se-á o percurso pedestre “Trilho do Varosa”, localizado em Almofala, onde se vão realizar atividades relacionadas com a floresta, com os alunos da EB2,3 de Castro Daire.

No dia 22 de março terá lugar a plantação de espécies autóctones e aromáticas na Escola Secundária de Castro Daire, com a participação dos alunos daquela escola.

No dia 23 de março será o encerramento da Semana Florestal de Castro Daire com o VII Seminário “Floresta Sem Fronteiras no Montemuro e Paiva”. Neste Seminário vão ser abordados temas relacionados a defesa da floresta e a apicultura.

A realização de todas estas ações tem como objetivo obter por um lado a sensibilização de todos os participantes para a importância dos espaços florestais na multiplicidade dos seus usos e funções e para a responsabilidade coletiva na sua proteção e valorização, através de um melhor conhecimento do que é a floresta. Por outro obter também a sensibilização dos jovens para as mais correctas práticas ambientais, apontando para a importância da floresta e sua preservação. Apostando desta forma numa faixa etária que está em formação e por isso mais “vulnerável” à aprendizagem, esta iniciativa remeterá um conjunto de práticas que, com certeza, serão interiorizadas por todos.

 

Flyer Capa » Flyer Verso »

Flyer Capa » Flyer Verso »

Dia Mundial do Turismo

Dia Mundial do Turismo

O Município de Castro Daire irá proporcionar algumas iniciativas relacionadas com o Património Monumental e Natural deste concelho, a realizar no âmbito das comemorações do Dia Mundial do Turismo, no próximo dia 27 de Setembro, sob a temática “Turismo – Interacção de Culturas”.

 

Programa:

 

9h30 – PR1 Trilho dos Moinhos | Eiriz – Parada de Ester

 

14h – Visita à Igreja da Ermida

 

Os interessados deverão inscrever-se até ao dia 22 de Setembro, na Câmara Municipal – Tel. 232 382 214 | 232 315 870

Número mínimo de participantes para a realização das iniciativas – 8 a 10 participantes


400 anos do livro antigo

400 anos do livro antigo

No âmbito das comemorações dos 10 anos do Centro Municipal de Cultura está patente uma exposição de livro antigo, pertença do fundo da Biblioteca Municipal, até ao próximo dia 15 de Setembro, como forma de homenagear o Livro.

Visite-a!


Mostra Castro Daire encerra em ambiente de Festa

Mostra Castro Daire encerra em ambiente de Festa

Chegou ao fim a “MOSTRA CASTRO DAIRE”, Feira de actividades económicas e culturais do Concelho de Castro Daire na sua edição de 2011 que decorreu durante os dias 10 a 14 de Agosto.  A MOSTRA CASTRO DAIRE decorreu no Jardim Municipal e durante os 5 dias do evento proporcionou uma envolvência diferente ao espaço e à própria Vila de Castro Daire.

Continuar...

Mostra 2011 abre com enchente

Mostra 2011 abre com enchente

A Mostra Castro Daire 2011, Feira de Actividades Económicas e Culturais do Concelho, abriu portas no passado dia 10 e vai decorrer até ao próximo Domingo dia 14 de Agosto. A Mostra Castro Daire, que vai já na sua 8ª Edição, que conta este ano com um acréscimo no número de expositores, pretende dar impulso à economia local, através da apresentação de algumas das potencialidades económicas, culturais, turísticas e gastronómicas do Concelho.

Continuar...
Pág. 9 de 19