Município de Castro Daire

Recursos Humanos

Plano Municipal de Emergência ativado

Plano Municipal de Emergência ativado

O senhor Presidente da Câmara Municipal decidiu, desde hoje dia 28 de Março, pelas 18h50, activar o Plano Municipal de Emergência da Proteção Cívil no Concelho.

Esta decisão deve-se ao estado caótico do Municipio Castro Daire  devido às diversas frentes de incêndios florestais ativas.

FESTA DIA DO PAI - Piscinas Municipais

FESTA DIA DO PAI - Piscinas Municipais


Enquadrado numa perspetiva de dinamização do espaço Piscinas Municipais de Castro Daire e de uma maior ligação desta infra-estrutura com a comunidade castrense, a secção de desporto do Município de Castro Daire levou a efeito no dia 19 de Março a comemoração do DIA DO PAI.
Esta atividade foi direccionada para todos os pais utentes das Piscinas Municipais ou pais de utentes da mesma e revelou-se um êxito, não só pelo número de participantes mas também pelo ambiente de alegria e de confraternização que se viveu durante este período.


De realçar que aderiram cerca de 60 pais à iniciativa, sendo que 35 dos quais frequentaram pela primeira vez as Piscinas Municipais de Castro Daire, apresentando-se como potenciais utentes num futuro próximo.
A todos os participantes e intervenientes nesta atividade, fica desde já o nosso agradecimento e um convite para frequentarem mais assiduamente esta magnífica infra-estrutura que a Câmara Municipal de Castro Daire coloca ao serviço dos seus munícipes.

VII Semana Florestal de Castro Daire

VII Semana Florestal de Castro Daire

 

A Câmara Municipal de Castro Daire vai promover de 19 a 23 de março de 2012 a VII Semana Florestal de Castro Daire, onde se vão realizar varias ações, com o objetivo de sensibilizar a comunidade escolar e a população em geral para a defesa da floresta e destacar o seu interesse económico para a região.

No dia 19 de março terá lugar a abertura da Semana Florestal no auditório do centro municipal de cultura com a inauguração da exposição “A Floresta em Cartaz” com trabalhos realizados pelos alunos do pré escolar do agrupamento de escolas de Castro Daire e com uma reunião da Comissão Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios com visita a trabalhos realizados no âmbito do Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios.

No dia 20 de março realizar-se-á o espetáculo músico-teatral “O Tobias e a Proteção Civil”, dirigido aos alunos das Escolas Primárias, onde se vai realizar uma sensibilização das crianças para a forma de agir corretamente perante uma situação de emergência provocada por riscos naturais, tendo em conta três linhas de orientação: Prevenir, Planear e Socorrer.

No dia 21 de março realizar-se-á o percurso pedestre “Trilho do Varosa”, localizado em Almofala, onde se vão realizar atividades relacionadas com a floresta, com os alunos da EB2,3 de Castro Daire.

No dia 22 de março terá lugar a plantação de espécies autóctones e aromáticas na Escola Secundária de Castro Daire, com a participação dos alunos daquela escola.

No dia 23 de março será o encerramento da Semana Florestal de Castro Daire com o VII Seminário “Floresta Sem Fronteiras no Montemuro e Paiva”. Neste Seminário vão ser abordados temas relacionados a defesa da floresta e a apicultura.

A realização de todas estas ações tem como objetivo obter por um lado a sensibilização de todos os participantes para a importância dos espaços florestais na multiplicidade dos seus usos e funções e para a responsabilidade coletiva na sua proteção e valorização, através de um melhor conhecimento do que é a floresta. Por outro obter também a sensibilização dos jovens para as mais correctas práticas ambientais, apontando para a importância da floresta e sua preservação. Apostando desta forma numa faixa etária que está em formação e por isso mais “vulnerável” à aprendizagem, esta iniciativa remeterá um conjunto de práticas que, com certeza, serão interiorizadas por todos.

 

Flyer Capa » Flyer Verso »

Flyer Capa » Flyer Verso »

Dia Mundial do Turismo

Dia Mundial do Turismo

O Município de Castro Daire irá proporcionar algumas iniciativas relacionadas com o Património Monumental e Natural deste concelho, a realizar no âmbito das comemorações do Dia Mundial do Turismo, no próximo dia 27 de Setembro, sob a temática “Turismo – Interacção de Culturas”.

 

Programa:

 

9h30 – PR1 Trilho dos Moinhos | Eiriz – Parada de Ester

 

14h – Visita à Igreja da Ermida

 

Os interessados deverão inscrever-se até ao dia 22 de Setembro, na Câmara Municipal – Tel. 232 382 214 | 232 315 870

Número mínimo de participantes para a realização das iniciativas – 8 a 10 participantes


400 anos do livro antigo

400 anos do livro antigo

No âmbito das comemorações dos 10 anos do Centro Municipal de Cultura está patente uma exposição de livro antigo, pertença do fundo da Biblioteca Municipal, até ao próximo dia 15 de Setembro, como forma de homenagear o Livro.

Visite-a!


Pág. 8 de 18