Município de Castro Daire


A Urtiga e as suas Propriedades Mágicas

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

 

 

Workshop da URTIGA

O Município de Castro Daire vai realizar o Workshop da Urtiga, no dia 10 de junho no Centro de Interpretação e Informação do Montemuro e Paiva, pelas 9h15. Esta iniciativa tem como tema “A Urtiga e suas Propriedades Mágicas”, ação gratuita destinada ao público em geral sujeita a inscrição.

Estará presente a Confraria da Urtiga, de Fornos de Algodres, que apresentará o seu trabalho nesta área e também alguns produtos que incluem na sua confeção esta planta “mágica”, originária da Europa e da Ásia, sendo as suas fibras utilizadas, desde a idade do bronze (4000 – 3000 a.c.), para fabrico de vestuário e papel, prolongando-se a sua utilização até ao séc. XX.

A urtiga comum, tem como nome científico urtica dioica. É uma planta vivaz e rústica, e o seu cultivo é feito preferencialmente em terrenos húmidos, frescos, não muito expostos ao sol, sobrevivendo a temperaturas de 45º negativos. As suas extremidades novas e tenras devem utilizar-se em abril, a planta inteira de maio a setembro e a raiz de agosto a setembro.

A urtiga é riquíssima em vitaminas, sobretudo as do grupo B, mas também vitaminas C e K, betacaroteno, minerais como o magnésio e o ferro, oligo-elementos, aminoácidos e proteínas, cálcio, sais e fosfatos.

Neste dia haverá oportunidade de se realizar um pequeno percurso pela Serra do Montemuro de forma a conhecermos melhor esta planta “mágica”, que também é utilizada como tinto pelas Capuchinhas para tingir a lã.

Sendo a urtiga também utilizada para chás, realizar-se-á uma visita à ERVITAL – Produção e Comercialização de Plantas Aromáticas e Medicinais em modo de produção biológico, sedeada no Mezio.