Município de Castro Daire


Comemorações do Dia do Autarca

O Município de Castro Daire assinalou o seu Dia do Autarca, no passado dia 19 de Fevereiro.

Este Dia do Autarca teve diversas acções e contou com a presença do Exmo. Senhor Governador Civil do Distrito de Viseu, Dr. Miguel Ginestal e de inúmeros autarcas do presente e do passado que fazem parte da história democrática do Concelho de Castro Daire.

Nas celebrações do Dia do Autarca de 2011 forma homenageadas: a título póstumo, António Augusto Pinto Oliveira e Donaciano Almeida Braguês; a primeira mulher autarca, D. Maria José Miranda Poças Guerra e a mais nova autarca em funções, Ana Cristina Duarte Gomes.

Na presença dos convidados foram destacadas as qualidades e o curriculum de cada um dos homenageados e quais os factores que levaram a esta escolha, sendo que cada um deles representa um exemplo a seguir e tem uma história de vida que pode e deve influenciar os demais autarcas presentes e futuros.

No final da sessão solene os convidados rumaram aos cemitérios de Mões e Castro Daire onde prestaram homenagem aos autarcas já falecidos.

Seguiu-se a celebração da Eucaristia, na Igreja Matriz de Castro Daire, presidida por Sua Exa. Reverendíssima D. Jacinto, Bispo da Diocese de Lamego e que contou ainda com a presença do Bispo da Guarda, Sua Exa. Reverendíssima D. Manuel Felício e vários párocos do Concelho.

O Dia do Autarca culminou com o Sarau Cultural, que decorreu no auditório do Centro Municipal de Cultura de Castro Daire e que contou com as actuações do Grupo de dança de Lamelas e do Padre Vitor Silva.