Museu

O Museu Municipal de Castro Daire está localizado no centro da vila de Castro Daire, instalado em parte do piso térreo da Casa da Cerca, imóvel do século XVIII.

O seu acervo museológico é constituído por coleções de objetos essencialmente etnográficos e arqueológicos.

O percurso expositivo inicia-se com a caracterização geográfica do município, na qual é apresentado ao visitante o mapa do mesmo com uma descrição sumária do território, que inclui os municípios vizinhos, as freguesias, os pontos de interesse, entre outros dados relevantes.

Os objetos arqueológicos não abundam no espólio do Museu, provavelmente por estarem dispersos em coleções privadas e públicas espalhadas pelo país, uma vez que o município é rico em vestígios arqueológicos de diferentes épocas. Destacam-se as mós da Idade Metais e a réplica da inscrição romana do Penedo de Lamas.

Os objetos etnográficos encontram no Museu um espaço privilegiado para a sua conservação e divulgação, escapando, assim, à destruição e dispersão associadas à evolução dos tempos.

Estão expostas alfaias agrícolas, figuras e louça de barro negro do Mestre Zé Maria de Ribolhos, tamancos, capucha de burel, caroça, cestos de breza e de verga, carro de vacas, objetos relacionados com o ciclo do linho e pisoaria, entre outros; estes são testemunhos de artes e ofícios que se perderam ou que vão sobrevivendo graças à persistência de alguns artesãos.

Serviços Educativos

• Visitas guiadas
  • Exposição permanente Espólio existente no Museu:
  • Etnografia - Ciclo do linho e da lã, alfaias agrícolas, cestaria, olaria (barro preto)
  • Trajes
  • Arqueologia