Município de Castro Daire


PROJETO PROMOÇÃO DO SUCESSO EDUCATIVO EM VISEU DÃO LAFÕES

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

DESCRIÇÃO SUCINTA:

O projeto Promoção do Sucesso Educativo em Viseu Dão Lafões resultou da aprovação de uma candidatura ao Programa Operacional Centro 2020 - Prioridade de Investimento 10.1. Este projeto visa implementar ações que têm como objetivo aumentar as taxas de sucesso escolar e combater o abandono escolar no território Viseu Dão Lafões e em todos os seus Agrupamentos de Escolas. Destina-se a acompanhar e apoiar os alunos com necessidades educativas, dificuldades de aprendizagem e em situação de absentismo/abandono escolar.

OBJETIVOS:

Ancorado numa estratégia e numa visão global para o território,este projeto tem como objetivos estratégicos:

  • Promover o conhecimento, a capacitação, a mediação escola-família-comunidade, o trabalho em parceria e a partilha de informação e de expectativas como dimensões determinantes na redução do insucesso e abandono escolares;

  • Apoiar e alavancar, de forma estruturada e sistémica, o trabalho a desenvolver e em curso, dos agrupamentos e escolas da região, reforçando as complementaridades nas intervenções orientadas para a promoção do sucesso, as redes de aprendizagens e boas práticas e a identificação da comunidade educativa com o território e a sua estratégia de desenvolvimento;

  • Promover e utilizar o território, o seu sistema de atores, os seus recursos diferenciadores, as suas dinâmicas como plataforma de aprendizagem, inclusão social, apoio à inovação organizacional e educativa e diferenciação pedagógica;
  • Valorizar o papel da escola e da comunidade educativa no desenvolvimento da competitividade de Viseu Dão Lafões no contexto regional, nacional e internacional, aproximando-a dos contextos de investigação, de inovação e de emprego.


ATIVIDADES:

Este projeto foi estruturado em 3 eixos/linhas de intervenção, que integram 3 subprojetos/subatividades, conforme se demonstra no quadro seguinte:

Eixos/Linhas de Intervenção

Atividades

Projeto

B

Capacitação e Mediação Escola-Família-Comunidade

3

Dinamizar e Apoiar a Mediação Escola-Família-Comunidade

Prevenção e Mediação para o Sucesso

C

Inovação/Diferenciação Pedagógica

5

Apoiar os Contextos Educativos e Práticas Pedagógicas de Sucesso

Incluir e Inovar

D

Aprendizagens Formais, não Formais e Informais para o Sucesso Escolar

7

Promover Aprendizagens Sociais, Científicas, Tecnológicas, Artísticas e Culturais

Cultura Musical e Sucesso Educativo

Pretende-se com a atividade Prevenção e Mediação para o Sucesso dinamizar e apoiar a mediação escola-família-comunidade, por forma a dar resposta às problemáticas sociais identificadas pelos professores no quotidiano educativo, tendo em vista o acompanhamento psicológico e social das crianças, fazendo a ponte com as suas famílias e demais serviços da comunidade.

A subatividade Incluir e Inovar consiste num serviço de apoio terapêutico em modalidade colaborativa para o acompanhamento aos alunos com Necessidades Educativas, com vista à criação de uma resposta educativa inclusiva e integradora.

Considerando que o ensino da música e das artes em geral constitui um pilar fundamental no desenvolvimento do ser humano, criou-se a atividade Cultura Musical e Sucesso Educativo. Esta constituiuma nova oferta educativa de educação pelas artes, com um currículo inovador e adapado às motivações dos alunos e que contribuirá para melhorar os seus resultados escolares, através ensino especializado da música. As ações a desenvolver são complementares às desenvolvidas pelas escolas em contexto de sala e foram identificadas como relevantes do ponto de vista da inclusão, da motivação para a aprendizagem, da prevenção do insucesso e do aumento do sucesso escolar.


EQUIPAS TÉCNICAS:
Prevenção e Mediação para o Sucesso:

- Psicólogo

- Educador social

Incluir e Inovar:

- Terapeuta da fala

- Terapeuta ocupacional

- Técnico de reabilitação psicomotora

Cultura Musical e Sucesso Educativo:

- Musicoterapeuta

- Professor de música

- Diretor artístico



PARCERIAS:

Este projeto desenvolve-se, em parceria com toda a comunidade educativa, sendo o Agrupamento de Escolas de Castro Daire, a entidade parceira principal.