Concelho de Castro Daire recebe financiamento para a construção de 3 novas unidades de apoio social

Castro Daire vai ser contemplado com o financiamento para a construção de 3 novos edifícios de apoio social na área do Concelho. A cerimónia da contratualização destes financiamentos das candidaturas aprovadas decorreu no passado dia 05 de Julho no Governo Civil de Viseu na presença da Senhora Ministra do Trabalho e da Solidariedade Social, Helena André.

Este financiamento surge no âmbito do Programa Operacional Potencial Humano (POPH) do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN), tendo como eixo prioritário o da cidadania, inclusão e Desenvolvimento Social.

Estes novos edifícios previstos para o Concelho de Castro Daire serão situados em Parada de Ester, S. Joaninho e Mosteiro do Presépio, este último na freguesia de Castro Daire. Estes novos equipamentos vão permitir o melhoramento da rede de infra-estruturas sociais no concelho e um apoio mais efectivo à população.

O Lar residencial previsto para Mosteiro do Presépio é da responsabilidade da Santa Casa da Misericórdia de Castro Daire e prevê lugar para 24 utentes sendo uma infra-estrutura de apoio ao cidadão portador de deficiência. O financiamento para esta obra é de 704.173€ num investimento total de 938.911€.

As outras duas infra-estruturas a construir no Concelho, respectivamente de Parada de Ester e S. Joaninho, serão dois lares de idosos e vão possibilitar a criação de 70 novos lugares, 30 em Parada de Ester e 40 em S. Joaninho. O Financiamento para estas obras é de 525.190€ para Parada de Ester e 815.434€ para S. Joaninho. Estas novas infra-estruturas são da responsabilidade respectivamente da Casa do Povo de Parada e da Associação Cultural e Social de S. Joaninho.

No total o financiamento para o Concelho de Castro Daire, respeitante aos 3 novos equipamentos, ronda os 2 milhões de euros o que se afirma como muito significativo e importante para a região.

Esta Cerimónia contou com a presença do Senhor Presidente da Câmara  que se mostrou extremamente satisfeito com o investimento que o Concelho vai receber com a implementação destes equipamentos de apoio social.