Município de Castro Daire

Projecto Ler Mais

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

Estribada numa proposta do Centro Municipal de Cultura – Biblioteca –, a Câmara Municipal de Castro Daire propõe a organização da «I Edição das Olimpíadas da Leitura Para o 1º Ciclo do Ensino Básico / Projecto “Ler +”». Por constituir objectivo privilegiado desta Biblioteca a contribuição para o arraigamento de hábitos de leitura nos jovens do nosso concelho – entre eles as crianças do 1º ciclo do ensino básico –, e pretendendo destacar o poder do livro no despertar das crianças para os mais elementares detalhes do quotidiano mas também na descoberta de novos lugares e novas emoções conducentes a um efectivo auto-conhecimento dos pequenos leitores, com o presente projecto intentamos promover uma actividade cujo teor lúdico, convenientemente entrosado com a vertente cultural, seduza e envolva os alunos no encanto mágico inerente ao desenrolar da história.

Almejamos ainda contribuir para o desenvolvimento e divulgação de práticas pedagógicas de educação para os direitos humanos nas escolas do Ensino Básico do Concelho. Porque a educação ambiental, enquanto processo contínuo no qual a comunidade e os indivíduos se consciencializam da fragilidade do meio ambiente e adquirem conhecimentos, valores, aptidões, experiências e determinação que os tornam aptos a actuar – individual e colectivamente – de forma peremptória na resolução de problemas ambientais presentes e futuros, é um assunto de perene importância para as sociedades do novo milénio, pretendemos que as relações entre os seres humanos e a natureza assumam papel de destaque no projecto. Como tal, a obra seleccionada e o autor escolhido obedecerão a esse critério. Leitura, colectiva ou individual, da obra As Andanças do Sr. Fortes, de António Mota – vencedor do «Grande Prémio Gulbenkian de Literatura para Crianças e Jovens» em 1990 e em 2004.

António Mota, que já escreveu mais de 40 livros para crianças e está presente em quase todos os manuais de língua portuguesa, resume esta história da seguinte maneira: «Comerciante de coisas finas, delicadas, que transportava na sua mala, o solitário senhor Fortes resolve deixar a cidade. Mete-se numa camioneta e parte com a sua mala, recheada de mercadorias à procura de uma vida melhor. Na recôndita aldeia de Loivos encontra o pastor Arnaldo e a cabra Ricardina. Ali nasceu uma profunda amizade que os leva a uma extraordinária aventura.» Estão habilitados a participar no projecto todos os alunos dos 3º e 4º anos do 1º Ciclo do Ensino Básico das escolas do Concelho de Castro Daire. Todas as escolas participantes terão direito a estar presentes na festa da «I Edição das Olimpíadas da Leitura para o 1º Ciclo / Projecto “Ler +”», a realizar nos dias 30 e 31 de Maio de 2005, pelas 14h30m, no Auditório do Centro Municipal de Cultura, que contará com a presença do autor da obra.