A Unidade Móvel de Saúde (UMS) foi um serviço implementado no concelho de Castro Daire, em Outubro de 2004. Surgiu devido às crescentes e justas exigências das populações em termos de qualidade e prontidão às respostas, anseios e necessidades em questões de saúde.
A UMS é uma viatura que dispõe de condições apropriadas para a prestação de cuidados de saúde primários, na área da prevenção da doença e promoção da saúde. A tripulação é constituída por um motorista e uma enfermeira especialista em Enfermagem Comunitária. Ainda íntegra outros técnicos, nomeadamente, profissionais da Unidade de Cuidados na Comunidade Nova D´Aire, com quem possuímos um protocolo de parceria.
O objetivo da sua atividade é colmatar as dificuldades sentidas pela população, principalmente a mais idosa, com maior grau de vulnerabilidade, dificuldade de mobilidade e isolamento, onde o povoamento é muito disperso e com algumas dificuldades de acesso, em que se assiste a uma quase total concentração de serviços na sede do concelho. Tem por base a acessibilidade e a proximidade à população, deslocando-se a todas as localidades do município, cada circuito tem a duração de aproximadamente 2 meses.
A visão da UMS centra-se na identificação de necessidades em saúde do indivíduo, família, grupos ou comunidade, planear cuidados, coordenar e desenvolver intervenções e analisar e interpretar resultados, com vista à obtenção de ganhos em saúde.
As atividades desenvolvidas atualmente pela UMS, são designadamente:
- Avaliação do risco cardiovascular (monitorização do Índice de Massa Corporal - Peso e Altura, Perímetro de Cintura, Pressão Arterial e Frequência Cardiaca);
- Avaliação do Risco de Diabetes Tipo II;
- Rastreio Anual de Colesterol Total, Glicémia Capilar e Triglicerídeos;
- Rastreio do Cancro do Cólon e Reto;
- Vacinação contra a gripe;
- Saúde escolar;
- Avaliação de hábitos alimentares;
- Sessões de Educação para a Saúde dirigidas à comunidade;
- Pequenos tratamentos de feridas;
- Aconselhamento e esclarecimento de dúvidas;
- Encaminhamento de situações de vulnerabilidade;
- Acompanhamento/vigilância em outras atividades do Município (Maio Pedestre, (Per)correr Castro Daire e Dia Sénior);
- Apoio aos peregrinos de Fátima;
- Jornadas municipais.
Os principais indicadores de atividade, encontram-se descritos aqui