Estilos de Vida Saudáveis

Estilos de vida saudáveis ajudam a manter o corpo em forma e mente alerta. Este deve ser adotado o mais cedo possivel, ou seja, os bons hábitos devem ser mantidos durante toda a vida.

Como?

  • Boa nutrição/alimentação saudável;
  • Controlo do peso;
  • Exercício regular/atividade física;
  • Comportamentos preventivos de saúde;
  • Privação de substâncias nocivas.

 

A Roda dos Alimentos transmite informações essenciais para uma alimentação Saudável, ou seja:

  • Uma Alimentação Completa – comer diariamente, os alimentos de cada grupo;
  • Uma Alimentação Equilibrada – respeitar as proporções de cada grupo, pois deve-se comer maiores quantidades dos grupos maiores e menor quantidade dos grupos de menor dimensão;
  • Uma Alimentação Variada – comer diferentes alimentos dentro de cada grupo.

 

Importância de uma alimentação saudável nas crianças

A criança uma vez que se encontra em fase de desenvolvimento depende muito de uma alimentação saudável, sendo mais frágil de carências, desequilíbrios ou desadequação alimentar. É no período escolar (3-6 anos), onde o crescimento é mais salientado que a qualidade da alimentação se torna fundamental para a maturação orgânica e a saúde física e psicossocial. É durante este que muitos dos comportamentos alimentares se adquirem e aprendem, assim como se iniciam os primeiros erros alimentares (ingestão de doces e gorduras). Sendo esta a idade ótima para o início da educação alimentar. A alimentação da criança deve ser variada e integrar alimentos que proporcionem os nutrimentos necessários em proporção e quantidade adequadas.

Algumas das regras para uma alimentação saudável:

  • Comer no mínimo, cinco refeições por dia;
  • Começar o dia com um bom pequeno almoço;
  • Reduzir o tamanho das porções ingeridas em cada refeição;
  • Comer 3 a 5 porções de vegetais e legumes por dia;
  • Comer sopa antes do prato principal;
  • Evitar os fritos;
  • Optar pelos cereais integrais (pão, massa, arroz,…);
  • Optar pela água, sumos naturais ou chá;
  • Reduzir a quantidade de sal;
  • Mastigar lentamente todos os alimentos.

 

Atividade física

O aumento da atividade física da criança é a melhor forma de promover a saúde do adulto.