Monthly Archives: Maio 2014

Ações de sensibilização Bullying nas escolas (2º Ciclo)

dfgNo sentido de dar cumprimento ao Plano de Ação, a CPCJ desenvolveu Ações de Prevenção para crianças do 2.º Ciclo do Ensino Básico, acerca de “BULLYING”. As 8 ações dirigidas aos alunos do 5.º ano decorreram na semana de 6 a 9 de maio, abrangendo um total de, aproximadamente, 160 alunos.

As ações tiveram como objetivo primordial sensibilizar e alertar as crianças para as consequências do Bullying e para tal foram debatidos várias situações atuais.

Para finalizar a ação, foi realizada competição através da realização de 1 jogo, em atividade de grupo. O jogo foi criado pela CPCJ e engloba um puzzle e um conjunto de questões relacionadas com o Bullying.            Este jogo é um instrumento de motivação para a aprendizagem e convívio entre crianças no qual elas se relacionam, aprendem e, ao mesmo tempo, se divertem.

 

APSI

A Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Castro Daire, em parceria com a Câmara Municipal convidaram todos os pais e encarregados de educação que têm filhos a cargo até aos 6 anos, a assistir a uma ação de sensibilização, dinamizada pela Associação para a Promoção da Segurança Infantil (APSI), acerca dos acidentes domésticos e lazer. Esta iniciativa decorreu no dia 5 de maio pelas 18:00h no Auditório do Centro Municipal de Cultura de Castro Daire. O Presidente da CPCJ, Dr. Rui Braguês, cumprimentou todos os presentes, dando assim início à palestra protagonizada pela Dra. Helena Sacadura Botte – Coordenadora do Núcleo da APSI Coimbra, durante cerca de duas horas. Estiveram presentes aproximadamente uma centena de pais e encarregados de Educação e até algumas crianças que mostraram conhecimento acerca de algumas problemáticas e deram o seu contributo para possibilitar uma melhor exemplificação de algumas situações.

CartazApsi          qwerr

Lançamento de balões no Jardim Municipal de Castro Daire

A CPCJ – Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Castro Daire e a Câmara Municipal organizaram o evento que encerrou, hoje, o mês dedicado à Prevenção dos Maus-tratos na Infância e Juventude – abril.

Associando-se à “Campanha Laço Azul” (BlueRibbon), a Câmara Municipal e a CPCJ de Castro Daire tingiram de azul, durante a manhã de hoje, o Jardim Municipal. Chegados ao Jardim, todos os alunos receberam um balão azul, ao qual juntaram uma frase/desejo no âmbito da felicidade comum. Depois de devidamente organizados na escadaria do jardim, em simultâneo largaram os seus balões, junto com os desejos de que o mundo seja um lugar de bem, cobrindo de um azul mais intenso o céu de Castro Daire. Após este momento emocionante os pequenos tomaram assentos para puderem desfrutar do lanche oferecido pela Câmara Municipal.

O grupo dirigiu-se, seguidamente, para o Centro Municipal de Cultura onde puderam assistir a uma apresentação elaborada pela CPCJ sobre o encanto de ser Criança. Houve ainda uma pequena demonstração teatral interpretada pela Psicóloga Marisa Diogo, pela Professora Celeste Soares e pelo Estagiário de Animação Sociocultural / Dança Mauro Parente. Na peça, os personagens manifestaram a importância dos afetos e da família, aos olhos de três crianças diferentes. Encerrado o espetáculo, as crianças deliciaram-se com os petiscos das lancheiras em casa preparadas para o seu almoço que teve lugar no jardim adjacente ao Centro Municipal de Cultura.

De barriguinha cheia puderam visitar a exposição Ser Criança – presente na Biblioteca Municipal, composta pelos próprios desenhos realizados durante este mês (no âmbito da Prevenção dos Maus-tratos na Infância) por artigos de maternidade dos anos 40, disponibilizados pelo Centro Hospitalar da Universidade de Coimbra e Centro de Saúde de Castro Daire e por algumas imagens cedidas pela Fundação Bissaya Barreto.

Participaram nesta iniciativa, 350 crianças, alunos do pré-escolar do Concelho de Castro Daire.

1016943_759281160759893_2617932359275193422_n (1)   1517539_759281170759892_4708100898681414564_n  10314525_759282677426408_6247246334008690114_n