Monthly Archives: Abril 2014

Abril Mês da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância 2014

A Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Castro Daire e a Câmara Municipal associaram-se à

“Campanha do Laço Azul” (BlueRibbon), a decorrer no mês de abril, maustratos1para a prevenção dos Maus-tratos na Infância e Juventude.

Neste sentido, estão a decorrer um conjunto de iniciativas, de modo a consciencializar a comunidade para a importância da prevenção dos maus-tratos na infância; para a promoção do exercício de uma parentalidade positiva e para informar a criança/jovem sobre os seus direitos.

 

No Jardim Municipal já se encontra exposta uma faixa para alertar e sensibilizar os cidadãos para o “Mês da Prevenção dos Maus Tratos”.

No dia 30 de abril irá decorrer um lançamento sincronizado de balões azuis, com mensagens elaboradas pelas crianças do ensino pré – escolar. Esta atividade pretende, principalmente valorizar atitudes positivas tais como amizade, entre – ajuda, respeito e partilha; bem como permitir a convivência entre crianças de vários locais, na sede do Concelho.

 

Untitled-1

maustratos2

 

Apoio Psicossocial a Vítimas de Violência Doméstica

tp

Na sequência da articulação entre a Câmara Municipal de Castro Daire (CMCD), a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) e o Núcleo de Apoio a Vítimas de Violência Doméstica do Distrito de Viseu (NAVVD-DV), encontra-se ao dispor dos cidadãos Castrenses, que sejam vítimas de violência doméstica, serviços especializados de psicologia. Estes serviços são gratuitos e decorrem todas as segundas-feiras, nas instalações da CPCJ, desde o dia 7 de abril.

Para atendimento solicite marcação prévia através do telemóvel 932463326.

CON(VERSAS) COM JOVENS

cj

A CPCJ iniciou esta atividade no dia 3 de abril, numa sessão com alunos do PIEF na escola básica 1,2,3 de Mões. Os temas abordados centraram-se nos problemas atuais do país e nos projetos/dúvidas destes alunos para o seu futuro. Foi um momento de partilha, esclarecimento e aconselhamento.

Esta iniciativa irá continuar, quer com estes alunos, quer com outros grupos de jovens em fase de adolescência. As temáticas serão variadas e solicitadas por cada grupo.

Violência no Namoro

CartazViol

 

 

De acordo com esta temática foi aplicado um questionário a, aproximadamente 400 alunos, com o objetivo de elaborar um        estudo estatístico que será publicado logo que possível.

A todos os alunos que participaram foram distribuídos folhetos de alerta.

 face mariaface mariatx