cmcastro

FILME VIOLÊNCIA NO NAMORO

Decorreram, em pareceria entre a CPCJ, a Câmara Municipal e o Agrupamento de Escolas, as gravações para o filme que abordará questões relacionadas com a violência no namoro. Este evento só foi possível devido à colaboração da Foto Ideal com o empréstimo da máquina de filmar; do professor Élio Serrano que procedeu às filmagens e dos jovens que, com boa disposição e muita energia aguentaram estes dias intensivos de filmagens, quais atores profissionais!!!
O filme será apresentado brevemente…num auditório perto de si!

 

Banco Solidário

3333No sentido de dar inicio à atividade “Banco Solidário” que visa angariar bens alimentares e produtos de limpeza e higiene a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Castro Daire, em articulação com a Câmara Municipal, procedeu à construção de caixas de madeira. De seguida, com a colaboração de alguns voluntários e Jardins-de-Infância do Concelho, as caixas foram decoradas e brevemente serão distribuídas por locais estratégicos, de modo a sensibilizar e consciencializar a comunidade para a importância da solidariedade em situações de carência agravada, de que algumas das crianças do nosso Concelho são alvo.

Caixas de madeira decoradas pelas crianças dos Jardins de Infância do Concelho:

 

 

VIOLÊNCIA NO NAMORO

ab

No seguimento da solicitação por parte das diretoras das turmas do 11ºA e 10ºD foram dinamizadas, nos dias 13 e 19 de maio, ações de sensibilização acerca da controversa “Violê
ncia no Namoro” que apresenta crescimento acentuado nos jovens casais assumindo estes determinados atos violentos dos(as) namorados(as) como normais.

Esta atividade impulsionada pela CPCJ, em articulação com o Núcleo de Apoio a Vítimas de Violência Doméstica (NAVVD) de Viseu, decorreu de forma bastante dinâmica e interativa onde se alertaram os jovens para as variantes desta problemática e se esclareceram algumas questões.abc

 

http://www.apavparajovens.pt/pt/go/o-que-e1

Ações de sensibilização Bullying nas escolas (2º Ciclo)

dfgNo sentido de dar cumprimento ao Plano de Ação, a CPCJ desenvolveu Ações de Prevenção para crianças do 2.º Ciclo do Ensino Básico, acerca de “BULLYING”. As 8 ações dirigidas aos alunos do 5.º ano decorreram na semana de 6 a 9 de maio, abrangendo um total de, aproximadamente, 160 alunos.

As ações tiveram como objetivo primordial sensibilizar e alertar as crianças para as consequências do Bullying e para tal foram debatidos várias situações atuais.

Para finalizar a ação, foi realizada competição através da realização de 1 jogo, em atividade de grupo. O jogo foi criado pela CPCJ e engloba um puzzle e um conjunto de questões relacionadas com o Bullying.            Este jogo é um instrumento de motivação para a aprendizagem e convívio entre crianças no qual elas se relacionam, aprendem e, ao mesmo tempo, se divertem.

 

APSI

A Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Castro Daire, em parceria com a Câmara Municipal convidaram todos os pais e encarregados de educação que têm filhos a cargo até aos 6 anos, a assistir a uma ação de sensibilização, dinamizada pela Associação para a Promoção da Segurança Infantil (APSI), acerca dos acidentes domésticos e lazer. Esta iniciativa decorreu no dia 5 de maio pelas 18:00h no Auditório do Centro Municipal de Cultura de Castro Daire. O Presidente da CPCJ, Dr. Rui Braguês, cumprimentou todos os presentes, dando assim início à palestra protagonizada pela Dra. Helena Sacadura Botte – Coordenadora do Núcleo da APSI Coimbra, durante cerca de duas horas. Estiveram presentes aproximadamente uma centena de pais e encarregados de Educação e até algumas crianças que mostraram conhecimento acerca de algumas problemáticas e deram o seu contributo para possibilitar uma melhor exemplificação de algumas situações.

CartazApsi          qwerr

Lançamento de balões no Jardim Municipal de Castro Daire

A CPCJ – Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Castro Daire e a Câmara Municipal organizaram o evento que encerrou, hoje, o mês dedicado à Prevenção dos Maus-tratos na Infância e Juventude – abril.

Associando-se à “Campanha Laço Azul” (BlueRibbon), a Câmara Municipal e a CPCJ de Castro Daire tingiram de azul, durante a manhã de hoje, o Jardim Municipal. Chegados ao Jardim, todos os alunos receberam um balão azul, ao qual juntaram uma frase/desejo no âmbito da felicidade comum. Depois de devidamente organizados na escadaria do jardim, em simultâneo largaram os seus balões, junto com os desejos de que o mundo seja um lugar de bem, cobrindo de um azul mais intenso o céu de Castro Daire. Após este momento emocionante os pequenos tomaram assentos para puderem desfrutar do lanche oferecido pela Câmara Municipal.

O grupo dirigiu-se, seguidamente, para o Centro Municipal de Cultura onde puderam assistir a uma apresentação elaborada pela CPCJ sobre o encanto de ser Criança. Houve ainda uma pequena demonstração teatral interpretada pela Psicóloga Marisa Diogo, pela Professora Celeste Soares e pelo Estagiário de Animação Sociocultural / Dança Mauro Parente. Na peça, os personagens manifestaram a importância dos afetos e da família, aos olhos de três crianças diferentes. Encerrado o espetáculo, as crianças deliciaram-se com os petiscos das lancheiras em casa preparadas para o seu almoço que teve lugar no jardim adjacente ao Centro Municipal de Cultura.

De barriguinha cheia puderam visitar a exposição Ser Criança – presente na Biblioteca Municipal, composta pelos próprios desenhos realizados durante este mês (no âmbito da Prevenção dos Maus-tratos na Infância) por artigos de maternidade dos anos 40, disponibilizados pelo Centro Hospitalar da Universidade de Coimbra e Centro de Saúde de Castro Daire e por algumas imagens cedidas pela Fundação Bissaya Barreto.

Participaram nesta iniciativa, 350 crianças, alunos do pré-escolar do Concelho de Castro Daire.

1016943_759281160759893_2617932359275193422_n (1)   1517539_759281170759892_4708100898681414564_n  10314525_759282677426408_6247246334008690114_n

Abril Mês da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância 2014

A Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Castro Daire e a Câmara Municipal associaram-se à

“Campanha do Laço Azul” (BlueRibbon), a decorrer no mês de abril, maustratos1para a prevenção dos Maus-tratos na Infância e Juventude.

Neste sentido, estão a decorrer um conjunto de iniciativas, de modo a consciencializar a comunidade para a importância da prevenção dos maus-tratos na infância; para a promoção do exercício de uma parentalidade positiva e para informar a criança/jovem sobre os seus direitos.

 

No Jardim Municipal já se encontra exposta uma faixa para alertar e sensibilizar os cidadãos para o “Mês da Prevenção dos Maus Tratos”.

No dia 30 de abril irá decorrer um lançamento sincronizado de balões azuis, com mensagens elaboradas pelas crianças do ensino pré – escolar. Esta atividade pretende, principalmente valorizar atitudes positivas tais como amizade, entre – ajuda, respeito e partilha; bem como permitir a convivência entre crianças de vários locais, na sede do Concelho.

 

Untitled-1

maustratos2

 

Apoio Psicossocial a Vítimas de Violência Doméstica

tp

Na sequência da articulação entre a Câmara Municipal de Castro Daire (CMCD), a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) e o Núcleo de Apoio a Vítimas de Violência Doméstica do Distrito de Viseu (NAVVD-DV), encontra-se ao dispor dos cidadãos Castrenses, que sejam vítimas de violência doméstica, serviços especializados de psicologia. Estes serviços são gratuitos e decorrem todas as segundas-feiras, nas instalações da CPCJ, desde o dia 7 de abril.

Para atendimento solicite marcação prévia através do telemóvel 932463326.

CON(VERSAS) COM JOVENS

cj

A CPCJ iniciou esta atividade no dia 3 de abril, numa sessão com alunos do PIEF na escola básica 1,2,3 de Mões. Os temas abordados centraram-se nos problemas atuais do país e nos projetos/dúvidas destes alunos para o seu futuro. Foi um momento de partilha, esclarecimento e aconselhamento.

Esta iniciativa irá continuar, quer com estes alunos, quer com outros grupos de jovens em fase de adolescência. As temáticas serão variadas e solicitadas por cada grupo.